A implantação do Projeto Jaíba, no Norte de Minas, teve início na década dos anos 1950, com as primeiras iniciativas governamentais de ocupação planejada da área.
Estudos realizados pelo Bureau of Reclamation, dos Estados Unidos, identificaram uma grande porção de terras com potencial para a agricultura irrigada, localizada na região denominada Mata da Jaíba, entre os rios São Francisco e Verde Grande. No projeto original foram previstas quatro etapas de implantação.
Foi o Governo do Estado de Minas Gerais, através da Fundação Rural Mineira de Colonização e Desenvolvimento Agrário (Ruralminas), que determinou a reformulação e a ampliação do antigo Núcleo de Colonização do Rio Verde Grande e a implantação de um projeto piloto de irrigação. Incialmente foi contemplada uma área de 5 mil 680 hectares, envolvendo o logradouro Mocambinho.
Na década de 70, dada a grande importância do Projeto para todo o Norte de Minas, o Governo Federal, através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – (Codevasf), incorpora-se ao empreendimento e contrata um empréstimo especial junto ao Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), para a execução das obras de infraestrutura coletiva de irrigação.
O final da década dos anos 80 foi marcado pelo início de operação do Projeto, com o assentamento das primeiras famílias de irrigantes. A partir da década dos anos 90, são agregados mais recursos financeiros internacionais ao Projeto com a contratação, pelo Estado de Minas Gerais, de um novo financiamento junto ao Japan Bank for Internacional Cooperation – (JBIC).
Entre o final dos anos 80 e início da década de 90 são também marcados pela incorporação da iniciativa privada ao Projeto Jaíba. Em 1988 foi criado o Distrito de Irrigação de Jaíba – (DIJ), entidade privada, sem fins lucrativos, gerido por produtores rurais e empresários. O DIJ é responsável pelo fornecimento de água, administração e manutenção de toda a infraestrutura construída no perímetro irrigado.
Em virtude da expansão do Projeto Jaíba com a implantação da Etapa II destinada a investimentos empresariais, em 16 de dezembro de 2008 foi criado o Distrito de Irrigação de Jaíba – 2 – (DIJ 2), que também possui personalidade jurídica, patrimônio e administração própria. Atualmente o DIJ 2 conta com 73 associados. Cinco deles compõem o Conselho de Administração e outros três formam o Conselho Fiscal.
Atualmente, 71% da área potencialmente irrigável da Etapa II do Projeto Jaíba está sendo efetivamente utilizada, alcançando 15.108,56 hectares plantados de um total de 21.276,20 hectares disponíveis para irrigação.
A integração de forças torna o Projeto Jaíba um empreendimento no qual atua, de maneira complementar, os três poderes executivos da esfera pública (Federal, Estadual e municípios de Jaíba e Matias Cardoso), além de ativa participação da iniciativa privada.